domingo, 19 de julho de 2009

diarinho - filósofa da folha

depois do informe publicitário na folha de são paulo, digo, do artigo do professor carlos vogt na seção tendencia/debates da última quarta, mandei um e-mail pro painel do leitor - a primeira carta destinada a uma seção de leitores que escrevi na vida. e não é que saiu hoje? já posso dizer que tenho uma publicação em escala nacional. sucesso.
o maior sucesso, no entanto, advém do fato de ostentar mais uma piada: pelo menos por um domingo, filósofa da folha. que sucesso. que maravilha. que gracinha que eu sou:

Universidade virtual
"O professor Carlos Vogt ("Tendências/Debates", 15/7) poderia ser mais claro ao nomear os responsáveis pela criação dos planos de ensino da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Não bastassem os clamores das faculdades de educação, presenciei no instituto em que estudo o desconhecimento que boa parte dos professores tinha a respeito do projeto. Quer parecer, portanto, que os planos de ensino foram criados de maneira verticalizada, sem a participação efetiva das universidades. À Unicamp, à USP e à Unesp caberia "emprestar" seus pós-graduandos e suas marcas ao empreendimento.
É fato que o ensino à distância pode promover a ampliação do acesso à educação "de qualidade". No entanto, a proposta do governo estadual deve precisar melhor seus objetivos e procedimentos."
[http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1907200910.htm]


mas eles não publicaram o que se seguia:

Como o ensino universitário não está baseado somente na transmissão do conhecimento, o projeto deveria contar, por exemplo, com a criação de bibliotecas e centros "reais" de apoio ao estudante. Melhor dizendo, o governo não deve esquecer-se de que um projeto propriamente universitário deve ter como sustentáculo o ensino, a pesquisa e a extensão. A UNIVERSIDADE Virtual do Estado de São Paulo, pelo menos da maneira como tem sido apresentada e estaria funcionando a partir deste ano, parece estar bem longe de merecer o nome de "universidade".´


o assunto é sério. o assunto é sério. mas, pro diarinho, eu registro só o biscoitinho.