quarta-feira, 14 de setembro de 2011

pílula #20.848 do 73

nosso homeless-com-casa está passando uma temporada oficial na sala, porque estamos hospedando, por um mês, duas hermanas que vieram estudar-passear por aqui. ele, como já fica por lá mesmo, acabou cedendo o quarto para os arranjos necessários para a tal recepção. chegou até a levar o seu próprio colchão, roupas de cama e um criado mudo com alguns pertences. até aí, por curioso que seja, tudo dentro da normalidade.

mas, esses dias, tava eu indo buscar um café pra aguentar o serão noturno quando sou atingida pela imagem do menino dormindo no chão da sala. no chão mesmo, enrolado num cobertor azul.

não me detive, e fui lá atormentar:

– diego, pelo amor de deus! que cê tá fazendo?

e ele resmungou qualquer coisa do gênero de que precisava acordar cedo, que se tivesse conforto não ia conseguir acordar... e voltou a dormir pesadamente. no chão. da sala.

eu quis tirar uma foto, mas considerei que já havia ultrapassado alguns limites indo lá acordar o menino que dormia tão tranquilamente. daí não tirei. mas, deus do céu!

depois, eu ainda me senti um pouco culpada: por que me senti tão ofendida com aquilo? será que minhas considerações sobre uma certa dignidade humana são muito restritas? será que ele não vive bem do jeito que vive? o que, afinal, é viver bem? deus do céu! como pode?